a-pulga-caneca-01-b
Foto por Grazielle Albuquerque

Como uma casa cheia de amigos, na Pulga há sempre espaço para a acolhida. Se você se interessa em publicar aqui basta mandar um email para a gente com o seu texto: redacao@apulga.com.

Quem acompanha o site sabe que de certa forma seguimos uma linha editorial (você pode ver mais sobre a concepção do projeto aqui) com textos de opinião mais densos, mas que não são propriamente acadêmicos. Por isso, citações e referências devem vir de maneira mais fluida, sem obedecer às referências da ABNT. Os padrões de referência dos textos jornalísticos são mais apropriados.

Em relação ao tamanho, o limite equivalente a três laudas no word ou cerca de 12 mil caracteres com espaço. Textos maiores que esse limite devem ser destinados a entrevistas ou matérias especiais. Podem ser publicados artigos, crônicas, contos, ensaios e entrevistas em outras línguas além do português. Mesmo com o aceite da publicação, os autores se responsabilizam pelo material assinado.

Estamos à disposição para qualquer dúvida. A temática das ideias é livre, o mais importante para a gente é garantir um olhar pertinente e plural para aquilo que costuma ocupar o lugar comum.


Linha editorial

O projeto da Pulga está focado em três pilares: a prosa curta (crônicas, contos e ensaios), em textos opinativos e na produção de entrevistas e matérias que abordem os processos de criação artísticas. Sem a pretensão de dar conta do factual, o site tem um grupo de colaboradores fixos e convidados que une um olhar especializado sobre determinados assuntos a um texto mais fluído. Dentro do primeiro pilar, por exemplo, textos como os da coluna “Grilo Falante” e “Stardust” fazem uma crônica em tom muito pessoal de questões cotidianas. Já no segundo eixo é possível encontrar textos como o da coluna “Avulsa” que discute, com alguns elementos acadêmicos, pontos como o conflito das identidades contemporâneas e o papel o impacto da imagem na cobertura jornalística. Por fim, entrevistas como a do escritor português Valter Hugo Mãe, mostram aspectos do seu processo criativo em relação à sua trajetória profissional e pessoal. Em suma, a proposta do site é articulação de textos apreciativos para uma série de temas como comunicação, música, literatura e política. Desta forma, atende-de a um público interessado em uma abordagem mais reflexiva de assuntos que costumam ficar esquecidos na produção instantânea da notícia. Análise, opinião e narrativa eis o que a Pulga traz em seus textos. Vale ressaltar que a responsabilidade sobre as opiniões e informações escritas são  exclusivamente dos autores dos textos.