Ilustração

O caminho sabático da ilustração

Fuxo – Infogravura

 

É o gosto por criar personagens e contar estórias que está presente no trabalho de Luciene Lobo. Recentemente, a imaginação soltou tecidos e linhas para ganhar vida através da palavra e do desenho no papel. Na transição própria de um ano sabático, ela segue em busca do encontro com vontades antigas e  novas formas para manifestar sua arte.

Desenho desde sempre. Lembro, particularmente, de um momento em minha infância quando tentei reproduzir o quadro de Jesus que ficava na parede da sala. Na adolescência cogitei estudar Belas Artes; acabei formada em Arquitetura e Urbanismo. Depois virei uma criadora de criaturas de pano e gestei a Sacoleira juntamente com o meu filho. Tenho sido figura carimbada nas feiras de Fortaleza, aonde vou com minhas malas despachar o trabalho que realizo para vários cantos de cá e de lá.

Recentemente, deixei os bonecos da Sacoleira um pouco de lado e iniciei uma série de experimentações com o desenho. Até julho foi uma produção intensa que me permitiu testar possibilidades e buscar maior conhecimento sobre ilustração e literatura, em pesquisas virtuais, leituras, cursos rápidos e oficinas – essa formação segue em curso.

Desse semestre sabático surgiram: desenhos com colagens, carimbos, grafite, guache, acrílica, pastel, aquarela, lápis de cor e nanquim; infogravuras, xilogravuras e serigrafias. Também ousei ir para a rua e me apropriar de postes do meu bairro, marcando com lambe-lambes de retratos uma trajetória aleatória, intitulada PROCURA-SE.

Percebo nessa produção, tão intuitiva e espontânea, uma narrativa velada. São recortes de estórias a serem contadas ou não. São vivências das quais nem me lembro, mas que surgem no papel em branco como que fazendo de mim um veículo para nascer. São imagens que não nascem de um conceito preestabelecido, apenas vêm e vão puxando umas às outras, como lençóis que se dessem nós e virassem uma escada para descer da janela mais alta.

Essa produção só cresce. Talvez, o semestre acabe em ano sabático.

Luciene Lobo

Luciene Lobo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Trabalhou na área de preservação do patrimônio cultural, atuando como chefe da divisão técnica do Iphan-Ce de 2009 a 2011, quando lançou sua marca de bonecos e criações aleatórias, a Sacoleira. Em 2014, lançou pelas edições Demócrito Rocha seu primeiro livro-imagem: "A caçadora de borboletas".

Últimos posts de Luciene Lobo (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *